fbpx
Plataforma white label: o que é e quais os benefícios para a sua empresa
06 janeiro 2020 Produtos

Plataforma white label: o que é e quais os benefícios para a sua empresa

Você sabe o que é uma plataforma white label? Fruto da evolução tecnológica, esse conceito se aplica quando uma empresa utiliza a tecnologia desenvolvida por outra como se fosse sua. 

Ele é muito comum em marketplaces, e-commerce, aplicativos e ERPs, além de ser fundamental para dar mais independência e liberdade às empresas que dependem sobretudo de tecnologias em meios de pagamento. 

Quando falamos de pagamentos, é muito comum associar à burocracia e dependência dos bancos tradicionais. De fato, infelizmente ainda há muita dependência e burocracia.

Porém, de nada adianta reclamar desses fatores e não buscar uma tecnologia para reverter esse cenário.

Para conquistar a independência financeira da sua empresa, é preciso criar sua própria solução de pagamento e automatizar o fluxo de pagamentos. Com uma plataforma de pagamentos white label, esses benefícios já vêm embutidos.

Muitas empresas ainda enfrentam muitas barreiras como o custo e o tempo necessário para o desenvolvimento e infraestrutura de novas tecnologias.

Mas tudo muda com o surgimento do white label, conceito que abordaremos neste texto.

Além de sua definição, vamos explicar como funciona na prática e listar os principais benefícios para a sua empresa. Vamos lá?

O que é uma plataforma white label?

É natural que o conceito ainda não seja muito conhecido, mas é bem provável que você já tenha utilizado o serviço de uma empresa integrada a uma plataforma white label.

Serviços como aplicativos de delivery, por exemplo, já funcionam integrados à tecnologia white label para receber e gerenciar pagamentos.

Esse tipo de integração utiliza uma API para unir a plataforma de pagamento de uma empresa ao aplicativo e permitir que ela receba e gerencie pagamentos, sem precisar recorrer aos bancos tradicionais. 

Dessa forma, o app continua personalizado com sua própria marca, sem que os clientes percebam que estão utilizando um produto desenvolvido por outra empresa.

Uma plataforma white label nada mais é do que a customização de um serviço como se fosse seu. Com ela, as funcionalidades utilizadas para a gestão e recebimento de pagamentos são mantidas em um único ambiente. Isso facilita o controle financeiro e possibilita que a sua equipe trabalhe com menos burocracia e mais eficiência. 

Portanto, quando falamos do conceito white label para meios de pagamentos, estamos nos referindo ao uso de soluções de pagamento para atividades como: gestão de recebíveis, dados de cadastro, emissão de boletos registrados, recebimentos automáticos, criação de contas de pagamento e muito mais.

Quais os benefícios para a sua empresa?

Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, é natural que o white label ainda encontre certa resistência por parte de alguns CEOs. Mas isso ocorre, principalmente, pela impressão de que trata-se de algo complexo e distante da sua realidade.

Porém, quando se analisa profundamente os benefícios embutidos na aplicação dessa tecnologia na sua empresa, fica mais fácil mudar essa impressão.

Integrar com uma plataforma de pagamentos white label serve para facilitar os processos de pagamento e não para torná-los ainda mais complexos.

Abaixo, apresentamos algumas das principais vantagens para a sua empresa, começando pela mais importante delas: gerar novas receitas.

Gerar novas receitas

A principal vantagem ao integrar com uma plataforma de pagamento white label é a geração de novas receitas. Isso se dá, primeiramente, pela redução de custos com atividades manuais através de sua utilização.

Outro ponto que contribui para aumentar a receita é a possibilidade de utilizar a plataforma para negociar taxas com seus clientes, caso você conte com uma rede de parceiros no seu negócio.

Então, você pode negociar a taxa junto à plataforma e escolher a tarifa que irá aplicar aos seus fornecedores.

Por fim, a utilização do white label evita despesas desnecessárias com pagamentos, que geralmente são provenientes do item que trataremos a seguir, a burocracia.

Menos burocracia

Com a gestão de pagamentos automatizada, sua empresa gasta menos tempo com burocracia e tarefas manuais.

Como as funcionalidades existentes na plataforma e a eliminação dos bancos tradicionais como intermediários, não é preciso se preocupar com a administração dos seus recursos, pois a própria plataforma se torna o ‘banco’.  

Assim, além de mais tempo para focar em atividades mais relevantes, os profissionais envolvidos na gestão de pagamentos da sua empresa podem, finalmente, direcionar esforços para pensar novas maneiras de gerar receitas.

Dados protegidos

A utilização de dados pessoais de clientes tem sido cada vez mais recorrente no Brasil. Agora mais do que nunca com a promulgação da Lei nº 13.709, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em agosto de 2018. 

Contudo, essa utilização requer muita atenção para garantir a proteção e segurança necessárias.

Dessa forma, integrar com uma plataforma white label significa investir na proteção de dados dos consumidores. Utilizando toda infraestrutura e segurança necessárias,  a plataforma armazena automaticamente as informações, desde que autorizadas pelos seus clientes.

Com tantos benefícios, é impossível continuar com a impressão de que integrar com uma plataforma de pagamentos white label é algo complexo. Contudo, a contratação de ao menos um profissional de T.I para a sua empresa, é de suma importância para facilitar esse processo.

No fim das contas, uma plataforma white label com todas essas vantagens torna o seu fluxo de pagamentos mais intuitivo e aumenta as chances de gerar novas receitas.

E aí, deu para entender o que é uma plataforma white label? Que tal aprender um pouco mais conferindo outros posts de nosso blog? Sempre publicamos conteúdos atualizados para auxiliar a sua empresa a explorar novas receitas e conquistar novas fatias de mercado. Até o próximo post!