fbpx
06 setembro 2019 Empreendedorismo

Pagamento digital: como CEOs podem utilizá-lo para o futuro da empresa

Com a explosão de Fintechs, Integração via API e Mobile Payment no cenário empresarial, podemos dizer que a mudança do pagamento físico para o pagamento digital está acontecendo a todo vapor.

Dentro desse cenário, o Pagamento Digital aparece como tema central para definir o futuro de muitas organizações, o que vai muito além de adotar uma solução de pagamento.

É hora de falar sobre mudança de mindset, modelos de negócio e até da legislação que envolve meios de pagamento, o que pode trazer mais receita para sua empresa.

Nesse sentido, é papel do CEO encabeçar essa mudança dentro da empresa.

Confira por que os CEOs de empresa de tecnologia devem considerar esse tema e fazer o Pagamento Digital se tornar uma realidade em seus negócios.

Pra começo de conversa, o que é Pagamento Digital?

Antes de mais nada, não faz muito sentido falarmos sobre pagamento digital sem contextualizar o porquê dos CEOs o levarem em consideração.

O Pagamento Digital pode ser descrito como uma forma de pagamento que utiliza a tecnologia para proporcionar mais agilidade e facilidade aos clientes.

Ele compreende diversas formas de meios de pagamento, desde o checkout transparente e split de pagamento, até cartão de crédito e boleto bancário.

Portanto, o fato de ter uma plataforma de pagamento não significa necessariamente que a sua empresa já esteja completamente adaptada ao pagamento digital.

Para além disso, o pagamento digital ainda implica pensar em três pontos importantes:

– Necessidades do negócio
– Valor agregado
– Tornar-se uma Fintech

Envolvendo essas três condições, que englobam os principais aspectos do pagamento, é que CEOs podem entender como o pagamento digital pode adaptar-se aos seus negócios e gerar novas receitas a partir deles. 

Sobre o último ponto, se quiser entender um pouco mais de como tornar-se uma Fintech, vale a pena entrar em contato com um de nossos consultores:

Como se tornar Fintech

E por que se importar com o Pagamento Digital?

A essa altura do campeonato, já deu para entender que pagamento digital não é um ‘modismo’, mas sim uma estratégia que deve ser pensada e implementada, e que pode definir o futuro tecnológico de uma empresa.

Mas essa implementação não funciona sozinha, é necessário que as empresas tomem ações efetivas para isso.

Veja então porque CEOs devem assumir o papel de garantir o futuro da sua empresa no mercado em que atuam.

Adote uma mudança de mentalidade

Como dito, implantar uma mudança como essa não deve ser uma estratégia isolada, já que pagamento é algo que diz respeito a todos os setores da empresa, afinal de contas, ele é fundamental para a sua sustentabilidade financeira.

Por ser um assunto muito recente, muitas empresas podem encontrar resistência interna para adaptar-se a novos formatos e modelos de negócio.

Mas todos os pontos já apresentados aqui nos mostram que adotar o pagamento digital já é um grande passo na mudança de mentalidade da empresa.

Obviamente, é preciso enxergar as necessidades do negócio como ponto de partida para esta decisão, e somente o CEO pode tomar para si essa visualização.

Sua proximidade com Gerentes, Analistas, pode fazer com que o CEO levante informações mais precisas para auxiliar na tomada de decisão.

A mudança deve partir de cima

Vamos imaginar um negócio que esteja no mercado há mais de 10 anos. O CEO percebeu a necessidade de reformular o seu sistema de gestão, para deixá-lo ainda mais moderno e aprimorado.

Assim, inicia-se uma pesquisa por novas tecnologias, busca por orçamentos e a elaboração de uma proposta para, enfim, aplicar a reformulação.

A decisão de aplicar essa mudança seria feita por um Gerente de Vendas ou Analista Financeiro? Nenhum deles. Provavelmente, pelo tempo de experiência no mercado, o CEO saberia que essa definição deve partir dele.

No máximo, como já dito anteriormente, ele poderia consultar profissionais de outros setores para entender melhor as necessidades da empresa, antes de efetuar essa modificação. 

E é assim que a alteração acontece, a partir de cima, direcionando exatamente como cada setor deve atuar e aplicando uma mudança efetiva, que gere novas receitas para a empresa.

No caso do Pagamento Digital, para além da implementação, CEOs também devem procurar profissionais de TI para realizar uma integração via API, caso contrário, ela não ocorrerá.

Pensar digital demanda focar em pontos importantes

Lembra dos três pontos que citamos mais acima? Necessidades do negócio, valor agregado e a capacidade de tornar-se uma Fintech.

Se cada um deles, de forma isolada, já possui sua parcela de importância num negócio, imagine quando aplicados em conjunto ao pagamento digital.

Mas claro, é preciso saber como trabalhar cada um desses pontos e desenvolver essa mudança o quanto antes.

Se você, CEO, realmente tem engajamento com o futuro da sua empresa, comece a garantir que esse processo aconteça, pensando no valor agregado que isso pode gerar para sua empresa, para só então convencer os demais funcionários a acreditarem na proposta.

A revolução do pagamento digital está apenas começando

A mudança do pagamento físico para o digital está apenas começando.

Mesmo que ela já esteja ocorrendo nesse exato momento, ainda vai continuar pelos próximos anos.

Segundo estudo da BTG Pactual, 34% do consumo de famílias brasileiras é feito por meios eletrônicos de pagamento.

Neste sentido, as empresas que já enxergam o pagamento digital como uma estratégia, sairão na frente e apresentarão aumento de receita considerável nos próximos anos.

Isso quer dizer que mesmo que a sua empresa já esteja há muito tempo no mercado, ainda há muito o que se fazer.

Por isso, antecipe-se ao novo cenário e faça a sua empresa sair na frente para trazer novas receitas.

É seu papel enquanto CEO se atentar às mudanças e aplicar novas estratégias e modelos de negócio para manter a sua sustentabilidade financeira.

Comece agora mesmo a aplicar o pagamento digital.
Cadastre-se e converse com um consultor.