fbpx
10 julho 2019 Produtos

Conta de Pagamento: o que é e por que a sua empresa precisa?

Todo empreendedor ou empresário provavelmente já se pegou pensando em como diminuir os custos com taxas bancárias e a burocracia com pagamentos. Com isso, a busca por uma solução de pagamento que auxilie nesse processo, tem se tornado um item cada vez mais importante para as empresas. 

Ao procurar uma solução como essa, é bom lembrar que já existe uma opção que foge da burocracia e das taxas impostas pelos bancos tradicionais: a Conta de Pagamento. Nela, todo o seu dinheiro ou do prestador de serviços que lhe atende, circula em um só ambiente, sem precisar abrir uma conta corrente ou de uma agência física.

Mas você já parou pra pensar como funciona a Conta de Pagamento e por que não precisar de um banco tradicional? Onde fica o seu dinheiro? Quem é o banco, afinal? E mais, onde está a regulamentação que garante que isso possa ser feito?

Neste artigo, explicaremos como funciona a Conta de Pagamento e porque adotá-la para a sua empresa só traz vantagens.

O que é uma Conta de Pagamento?

Antes de tudo, é importante compreender como funciona a Conta de Pagamento e o que autoriza que ela possa ser aberta sem o intermédio de um banco tradicional. 

O Banco Central, que regulamenta a operação das instituições financeiras, passou a regular também as instituições de pagamento que mantêm recursos dos clientes em Contas de Pagamento. 

A Lei 12.865, de 2013, consta do artigo 6º, IV da referida norma, como sendo a “conta de registro detida em nome de usuário final de serviços de pagamento utilizada para a execução de transações de pagamento”.

Com isso, a Conta de Pagamento nada mais é que uma conta administrada por uma empresa que presta serviços financeiros através da tecnologia, seja ela uma bandeira, adquirente ou subadquirente (como a Pagcerto), onde você pode receber e administrar o seu dinheiro, além de pagar contas.

 

A diferença entre Conta de Pagamento e Conta Corrente


Diferente da Conta Corrente, onde é preciso recorrer a um banco tradicional para realizar uma série de serviços de pagamento, a Conta de Pagamento é uma opção mais econômica e funcional para empresas, pois pode ser aberta pela internet e sem precisar ir até uma agência física. O cadastro é simples, feito online e sem burocracia para aprovação. Além disso, o prestador de serviço pode contar com ela sempre que precisar, 24 horas por dia e 7 dias por semana.


E afinal de contas, onde fica o meu dinheiro?


Como você pode ver, a Conta de Pagamento é uma ótima opção para receber e gerenciar pagamentos, além de ser uma forma totalmente segura e flexível. 

Por não conhecerem muito sobre o mercado de meios de pagamento, muitos prestadores de serviço ainda se perguntam onde fica o seu dinheiro nesse processo todo, para que possam adotar essa opção de pagamento com mais segurança.

Vale lembrar que hoje, segundo o IBGE, existem 60 milhões de brasileiros desbancarizados, o que representa um mercado muito grande a ser explorado pelas empresas.

Desta forma, o Banco Central permite que uma Instituição de Pagamento (IP), viabilize serviços de movimentação de recursos, sem depender dos bancos. Com isso,  seus recursos financeiros podem ser administrados de forma legal pela  intermediária dos pagamentos, ou seja, neste caso, podemos dizer que a Pagcerto é o ‘banco’

E aí, está pensando em indicar aos seus prestadores de serviços que abandonem suas contas corrente (ou nem sequer abram uma) para se livrar da burocracia?

Então chegou a hora de construir a sua própria solução de pagamento e transformar inovação em receita.

Acesse o nosso site ou converse com um consultor para saber mais sobre a Conta de Pagamento.

 

Como se tornar Fintech