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13 setembro 2019 Dicas

4 dicas de como ser um CEO de sucesso na era das fintechs

A explosão das fintechs, empresas que oferecem serviços financeiros de forma inovadora através da tecnologia, tem transformado o mercado de meios de pagamento.

É fato, mudamos nossa forma de consumir, logo, estamos falando também de novas experiências de pagamento, e empresas como ERPs, marketplaces, e-commerces e aplicativos, precisam estar adaptadas a esta nova realidade.

Desta forma, é necessário pensar novos modelos de negócio, que facilitem a experiência do consumidor com o seu produto ou serviço, bem como soluções de pagamentos inovadoras, que tragam mais valor agregado e gerem novas receitas para a sua empresa.

Pensando nisso, fica a pergunta: como ser um CEO de sucesso na era das fintechs? Separamos uma lista de 4 dicas para você começar. Vamos lá?

Atente-se às mudanças do mercado

Quem assume o papel de CEO, sabe que é preciso antecipar-se às tendências. Como dito, nossa forma de consumir mudou muito rápido, e quando falamos de fintechs, o mercado é ainda mais dinâmico. 

Soluções de pagamento que antes eram vistas como ‘modernas’, hoje em dia estão caindo em desuso, logo, CEOs devem estar atentos e preparados para adaptar o seu negócio a esse novo cenário.

Já parou pra pensar que talvez o seu modelo de negócio precise ser reformulado? E não estamos falando de recomeçar do zero, mas justamente de realizar as mudanças necessárias para adequá-lo a este novo momento, como tornando-o uma fintech, por exemplo.

Adote uma nova mentalidade

Para empresas menos experientes e que já nasceram na era das fintechs, adotar uma nova mentalidade pode parecer algo “fácil”, mas empresas que já estão há mais tempo no mercado sabem que um processo como esse exige um olhar mais experiente e pensado a longo prazo. 

Os CEOs que estiverem atentos às mudanças do mercado de meios de pagamento, precisam entendê-las mais a fundo, pensar no valor agregado que elas podem trazer para o seu negócio e incentivar seus colaboradores a fazerem o mesmo. 

Para que uma nova mentalidade seja introduzida na empresa, é necessário que CEOs compreendam a sua importância e direcionem como cada setor deve traduzir e aplicar essa nova mentalidade em sua estratégia, seja ela de vendas, atendimento, etc.

Incentive a sua equipe

Após adaptar seu negócio a uma nova mentalidade, é necessário que o CEO de sucesso foque em gerir sua equipe, direcionando exatamente onde cada setor deve atuar, preparando gestores diretos e colaboradores para adotarem um novo mindset sobre o modelo de negócio.

Um CEO deve transmitir confiança sobre o potencial do seu negócio para gerar novas receitas. Para isso, é crucial atrair profissionais e incentivar a sua equipe a exercer essa mentalidade, sempre citando a importância de trabalhar em conjunto, bem como oferecendo materiais e ferramentas necessárias para que todos trabalhem na mesma direção. 

Falando especificamente sobre fintechs, é essencial ter ao menos um profissional de TI na sua empresa, para realizar o processo de integração via API, já que sem ele, nada disso será possível. 

Recomendamos isso, pois sabemos que apesar de muitos CEOs possuírem familiaridade com o tema, nem todos compreendem profundamente, algo que um profissional de TI está habilitado e possui competências para fazer.

Entenda a importância da experiência dos seus clientes

Seu cliente é a peça-chave para entender o consumo e pagamento na era das fintechs. O mercado está caminhando para um modelo onde não se trata mais apenas de pagar, mas sim de trocar experiências com um produto ou serviço. 

Compreender de que forma funciona essa prática é a chave para ser um CEO de sucesso. Quando você e a sua equipe conhecem a fundo o seu cliente e resolvem um problema por meio das soluções de pagamento, o valor agregado é percebido.

Seja sua empresa um ERP, marketplace, e-commerce ou aplicativo, seu cliente é a fonte mais inesgotável e preciosa de informação. 

Para alcançar o sucesso na era das fintechs, é necessário se atentar aos pontos apresentados aqui e que não se deve trabalhar apenas para gerar receita, mas sim, deixar que a receita trabalhe para você, criando uma cultura onde a experiência de consumidor esteja no centro de tudo, e  ofertando soluções de pagamentos mais completas e inovadoras.

Quer saber mais? Acesse o nosso site ou converse com um consultor.

Como se tornar Fintech