fbpx
06 fevereiro 2019 Dicas

Bitributação: como evitar usando o Split de Pagamento

A bitributação é um dos verdadeiros fantasmas para diversos empreendedores! Aprenda como evitá-la no seu marketplace.

Com certeza você concorda que imposto no Brasil é alto demais e o retorno para o empreendedor é muito baixo, correto? Desalentos à parte, sabemos que existem diversos benefícios para quem adota meios de pagamento, portanto, falar em como evitar a bitributação é essencial.

Mesmo que você trabalhe muito bem com todos os seus fornecedores, os valores precisam ser divididos de forma adequada no momento do checkout. Dessa forma, evitamos a bitributação e facilitamos o acompanhamento dos valores a receber.

Por essa razão, o split de pagamento é essencial para seu Marketplace.

Está com dúvidas de como dividir esses valores e se livrar da bitributação? Neste post vamos apresentar algumas dicas para você não se preocupar com nenhum trabalho manual.

Vamos lá!

Como acontece a bitributação?

Para que seja feita a dupla tributação, é necessário que haja um “impasse” no percentual descontado para diferentes lojistas de seu marketplace, ocasionando assim uma dupla cobrança, a chamada bitributação. Afinal, como sabemos, cada produto possui a sua própria tributação. Neste artigo você vai entender o que fazer para evitá-la e como aplicá-la de forma correta em algumas vendas.

Lembrando que, se esse trabalho for desenvolvido por uma outra pessoa da sua empresa, apresente as soluções abaixo e mostre como esse sistema pode facilitar e muito o trabalho dela.

Utilize o Split de Pagamento

Dividir os pagamentos entre diferentes fornecedores é indispensável para o seu marketplace. Nesse sentido, o Split de Pagamento é uma solução que permite que o consumidor pague apenas uma vez por um produto, e no preço final já venham embutidas todas as taxas e tributações envolvidas, incluindo os valores destinados a cada fornecedor.

Este procedimento agiliza o processo de pagamento e traz mais credibilidade para seu marketplace, combatendo assim o Chargeback, que é o cancelamento de uma venda feita com cartão de crédito ou débito.

Elimine a Burocracia

Um dos piores problemas para quem possui um marketplace é a perda de tempo com burocracia. Com o split de pagamento, todo o processo é feito de maneira automática e você só precisa acompanhar o histórico das transações.

É verdade que o split de pagamento ajuda a eliminar a burocracia, porém ele não trabalha sozinho. Vale lembrar que é a maneira com que você configura o seu split, que vai definir o potencial de ganho do seu marketplace.

Mas se você quer receber pagamentos de outra forma, o próprio fornecedor pode optar por repassar o valor de um produto para seu marketplace (quando ele envolve apenas um vendedor), desde que ele tenha sido acordado previamente. No fim das contas, essa é também uma das formas de recebimento.

Acabe com a bitributação

Receber um valor e transmitir aos fornecedores por meio do seu marketplace já é algo bastante desafiador, pois além de aprovar as compras, você fornece uma série de opções de produtos e serviços, possibilitando aos clientes que comparem preço e qualidade em um só lugar.

Não faz sentido o intermediador de pagamento oferecer o Split de Pagamento e cobrar uma taxa de adesão ou mensalidade por isso. Assim como o seu marketplace, a taxação do pagamento pelo intermediador acontece dentro da própria plataforma, o que além de trazer diversos benefícios, não gera ICMS, que é o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Aí você se pergunta: mas como é possível não gerar o ICMS?

Isso ocorre, na verdade, pois esse imposto não é cobrado para todas as prestações de serviços, e quando o intermediador possui o código da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), apenas o imposto sobre a intermediação de pagamentos (ISS) é taxado e nada mais, acabando assim com a bitributação.

Com a plataforma completa de pagamentos da Pagcerto, você possui esse e outros benefícios.

Tenha mais inovação

Prontinho, os valores do seu marketplace serão divididos de forma adequada e sem burocracia. Tenha sempre em mente que evitar a bitributação traz não só diminuição de custos, mas também inovação e segurança para o seu marketplace.

Seguindo as orientações acima, todos os seus problemas com pagamentos serão solucionados.

Lembrando que o Split de Pagamento não serve apenas para marketplaces, mas para todo tipo de negócio, como:

ERps

Aplicativos

E-commerces

Para dar mais um passo rumo ao sucesso do seu negócio, que tal entrar em contato com o nosso time de consultoria? Cadastre-se e saiba mais.